segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Colheita

A colheita do café no Brasil é feita sempre no período da seca, e consiste na retirada dos frutos dos galhos da planta.

O Café é um fruto pequeno que fica "pendurado" em pencas nos galhos.
Ramo de Café, fonte: Café Nonno Pietro

A Colheita pode ser feita várias maneiras:

  • Derriça Manual
Na manual, todos os grãos são colhidos dos galhos de uma só vez, e é feito puxando os grãos de dentro do pé para fora, fechando a mão e fazendo com que o café saia na mão ou caia na lona que fica no chão, esta lona é posta no chão para que o fruto não tenha contato com o solo. Este método agride menos a planta comparado à colheita mecânica. É uma colheita mais lenta e mais cara.

    Pano colocado no chão para colheita, fonte: Café Nonno Pietro
  • Derriça Mecânica
Na mecânica, os grãos são colhidos pro vibração, através de máquinas semelhantes às roçadeiras, chamadas "derriçadeiras".


Derriçadeira Mecânica, fonte: Cafe Nonno Pietro
Ponta da derriçadeira conhecida como "mãozinha", fonte: Café Nonno Pietro
Neste método, a "mãozinha" da derriçadeira é encostada no tronco central da árvore ou nos galhos mais externos que por vibração fazem os frutos se desprenderem dos galhos e cair no pano colocado no chão. Este tipo de colheita é feito em lavouras de difícil acesso de maquinário agrícola como tratores e colheitadeiras. A derriçadeira é composta por um motor com rotação e na ponta possui uma rotação "fora do eixo" gerando assim a vibração na ponta do equipamento. Este método é bastante usado para lavouras de café arábica nas regiões do sul de minas e mogiana.

  • Colheitadeira

Colheitadeira de Café
Neste método, pode ser usado a colheitadeira própria como na foto, ou um trator convencional trazendo uma colheitadeira independente. Existem vários modelos no mercado. Este tipo de colheita tem como vantagem a diminuição no custo da mão de obra para colheita, mas os benefícios param por ai. Este tipo de colheita prejudica a planta, pois a máquina passa por cima do café, dentro da máquina possuem bastões que vibram a planta toda, em alguns casos, se a lavoura não for precisamente retilínea pode haver a quebra de galhos, pontas e prejudicar a saúde da planta. Normalmente é usada em cafezais cuja espécie é conilon, em regiões planas e abaixo de 800 metros de altitude em relação ao nível do mar.



  • "Picking"
Neste método apenas os grãos maduros são colhidos (um a um) e são depositados em cestos sobre um tecido estendido sob as plantas. É um método caro, muito raro no Brasil. Caro porque demanda muito tempo para colheita e a mão de obra é cara. É normalmente utilizado na Colômbia, onde o período de chuvas é ininterrupto.


Opinião da Barista

Falando agora sobre todos os métodos, cada região tem um tipo de colheita que interfere diretamente na qualidade da bebida e na saúde da lavoura. O método "Picking" apesar de ser muito comentado, torna-se desnecessário quando se faz o uso do "Separador de Café por densidade" ou de máquinas que separam os frutos por cor, fazendo com que o método Picking seja ainda mais desvantajoso, ultrapassado e obsoleto, é como querer andar de charrete quando já temos carros desde 1769!

O Separador de Café por densidade já foi comprovado por diversas universidades brasileiras e facilita o processo de colheita e separação do café, que é feito por flutuação na água, método que ALÉM de lavar o café, o separa em maduros e secos.

A colheita de café é um processo delicado pois TODA a lavoura fica madura em uma ÚNICA época, que dura cerca de 3 meses, então a colheita não pode ser lenta, pois, se esta for lenta, os cafés apodrecem no pé, deixando caminho aberto para doenças no cafeeiro, e prejudicando ABSOLUTAMENTE a qualidade da bebida.

Peneirando o Café, fonte: Café Nonno Pietro
Porque então o café é "peneirado"?

Quando é feita a colheita do café, é normal que quando se derriça o ramo, em qualquer método, caia junto com o café algumas folhas e pedaços de pequenos galhos ou ponta de ramos, então, para que na hora da retirada do montante de frutos da lavoura sejam levados apenas os frutos, os trabalhadores colocam o café e as folhas na peneira e arremessam a mistura de café + folhas e galhos para cima, e o vento ou a movimentação da peneira faz com que as folhas e os galhos caiam de volta para o chão, restando na peneira apenas o material mais pesado, que são os frutos do café.


Dúvidas sobre colheitas e métodos de café?
Pode perguntar! Somos apaixonados pelo que fazemos! Teremos o maior prazer em explicar!

Rafaella, barista e apaixonada por Café.
Artigo para Café Nonno Pietro.